Lista de Obras Literárias Indicadas
Lista de obras literárias indicadas para as questões de Literatura Brasileira

  • As questões de Literatura Brasileira versarão sobre as obras a seguir, selecionadas com o propósito de distinguir manifestações significativas no desenvolvimento de nosso processo literário;

  • Os textos serão abordados em função de seu momento cultural, sua situação na história da literatura brasileira e sua realização enquanto obra de arte literária;

  • Recomenda-se a leitura das obras integrais;

  • O conhecimento dessas obras supõe capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros e modalidades que nelas se manifestam;

  • Entende-se que é necessário conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético que cerca a composição de cada obra;

  • Os candidatos poderão servir-se de qualquer versão integral das obras, independente da editora.

Atenção

Em 10/04/2013 a obra literária "A Última Quimera", de Ana Miranda, foi reinserida na lista de obras indicadas.




Observações:

1. Em 10/04/2013 a obra literária "A Última Quimera", de Ana Miranda, foi reinserida na lista de obras indicadas.

2. A peça Os Dois ou o Inglês Maquinista está disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br.


3. A edição do volume de poemas de Gregório de Matos que se encontra hoje nas livrarias é a seguinte: MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. Seleção e Introdução de José Miguel Wisnik. Há edições anteriores desse livro, publicadas pela Editora Cultrix e pelo Círculo do Livro, que também podem ser consultadas. Como, além dessa, há muitas edições de obras de Gregório de Matos disponíveis em bibliotecas, uma outra opção pode ser a consulta à edição indicada, para ciência de quais são os poemas selecionados. Esses poemas poderão ser lidos, então, nas edições que estiverem ao alcance do candidato.


Língua portuguesa e compreensão de textos


Tem por objetivo central avaliar a capacidade de o candidato compreender textos de diferentes gêneros, mostrando o domínio que se espera de quem já concluiu o ensino médio, bem como avaliar a capacidade de perceber relações estruturais e semânticas entre fenômenos linguísticos sentenciais e textuais e operar sobre eles, mostrando domínio da língua padrão escrita.

TÓPICOS:

  • Identificação das características do texto relacionadas: ao gênero (artigo, carta, crônica etc.); ao tipo (narrativo, argumentativo, descritivo etc.); ao registro (formal, informal); à variedade (padrão, não-padrão); à modalidade (oral, escrita);

  • Apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc;

  • Identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.);

  • Análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo;

  • Dedução de ideias e pontos de vista implícitos ao texto;

  • Reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las;

  • Reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto: (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.) bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações;

  • Avaliação de operações realizadas sobre textos, tais como paráfrase, síntese, continuidade etc;

  • Comparação entre textos, considerando o gênero, a abordagem dos temas, a organização textual e uso de recursos linguísticos;

  • Identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos;

  • Identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem;

  • Domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc.

  • Aplicação de princípios ou regras a dados linguísticos;

  • Reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões;

  • Identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.


Compreensão e produção de textos


Tem por objetivo avaliar a capacidade de o candidato produzir textos de diferentes gêneros textuais, atendendo aos seguintes aspectos:

  • Fidelidade ao que propõe a questão, o que requer também domínio de leitura de texto(s) que serve(m) de base;

  • Organização global e coerência do texto;

  • Uso adequado de recursos coesivos;

  • Domínio da língua culta contemporânea: normas de concordância, regência, colocação, além de uso de vocabulário adequado;

  • Domínio de estruturas sintáticas próprias da escrita, bem como dos sinais de pontuação, tendo em vista um máximo de clareza e precisão;

  • Legibilidade do texto e respeito às normas ortográficas em vigor.