DÚVIDAS FREQUENTES: A nota obtida no ENEM será utilizada no Processo Seletivo? • Desde o Processo Seletivo 2014/2015, a UFPR não utiliza a nota do ENEM para a composição da nota final do candidato no vestibular.
• A nota do ENEM será utilizada exclusivamente para a seleção por meio do SISU, realizada em janeiro de 2016. Como posso solicitar a isenção da taxa de inscrição? • Poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição ao candidato que comprove não poder arcar com tal ônus junto ao Núcleo de Concursos, mediante inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Decreto 6.593 de 02/10/08) ou para o candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada (Lei nº 12.799, de 10/04/13).
• O pedido de isenção deverá ser solicitado no período compreendido entre os dias 14/08 a 02/09/15 em um dos formulários específicos que estarão disponibilizados no site www.nc.ufpr.br. • Para solicitar a isenção, o candidato deverá primeiramente preencher o formulário de inscrição. Posso alterar o curso, categoria de concorrência e a língua estrangeira moderna? • Caso o candidato ainda não tenha efetuado o pagamento de sua inscrição, basta efetuar uma nova inscrição, desconsiderando a anterior. Porém, se o pagamento da taxa já foi efetuado, o candidato deverá preencher o Formulário de Alteração dos Dados da inscrição (disponível neste link), e efetuar o pagamento no valor de R$ 15,00 até o dia 18 de setembro de 2015.
Quando e em quais municípios serão realizadas as provas do Processo Seletivo? • As provas serão realizadas nas seguintes datas:
- Prova de Habilidade Específica para o Curso de Música: 11 de outubro de 2015 (exclusivamente em Curitiba); - 1ª Fase (Prova de Conhecimentos Gerais): 08 de novembro de 2015; - 2ª Fase (Prova de Compreensão e Produção de Textos e Específicas, quando houver): 6 e 7 de dezembro de 2015. - A aplicação das provas será realizada nas cidades de Curitiba, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo, em local especificado no comprovante de ensalamento para cada candidato. Em Curitiba serão realizadas as provas para os cursos sediados em Curitiba, Pontal do Paraná, Jandaia, Palotina e Toledo. Os candidatos aos cursos sediados em Palotina, Jandaia do Sul e Toledo poderão, também, optar por realizar as provas nas cidades sede, no momento da inscrição. Dependendo do número de candidatos inscritos que optaram por realizar as provas em Jandaia do Sul, as mesmas poderão ser aplicadas também em Apucarana. Os candidatos que optarem pelos cursos sediados em Pontal do Paraná somente poderão fazer a prova em Curitiba. Os candidatos aos cursos sediados no Setor Litoral só poderão realizar a prova em Matinhos. - Os candidatos aos cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná poderão optar por realizar a Prova de Conhecimentos Gerais e a Prova de Compreensão e Produção de Textos em Curitiba, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul ou Toledo. Necessito de atendimento especial para a realização das provas. Como devo solicitá-lo? • Os candidatos com deficiência – auditiva, física, motora, visual, múltipla e autismo – que necessitem de condições especiais para a realização da prova, deverão apresentar o atestado médico comprobatório e o formulário próprio gerados no momento da inscrição. O atestado médico e o formulário devem ser impressos e entregues pessoalmente ou enviados pelo correio via Sedex, no período de inscrição, ao Núcleo de Concursos, localizado no Campus I (Agrárias), Rua dos Funcionários, 1540 no bairro Juvevê, CEP 80035-050 - horário: segunda a sexta-feira (exceto feriado) das 8h30min às 17h30min. O atestado médico deve ser assinado por um médico da área, que deverá descrever a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, bem como a provável causa da deficiência. Deve ainda conter o nome, assinatura, carimbo e CRM do médico que forneceu o atestado. Não será concedido atendimento especial a candidatos que não efetuarem o comunicado ao NC.
• Candidatas que necessitem amamentar durante a realização das provas deverão preencher o formulário de atendimento especial (gerado no momento da inscrição), solicitando o tipo de atendimento "Maternidade". Este formulário deverá ser impresso e encaminhado ao Núcleo de Concursos durante o período de inscrição. A candidata deverá levar um acompanhante, que ficará responsável pela guarda da criança. A candidata nessa condição que não levar acompanhante não realizará a prova. • O atendimento às condições diferenciadas solicitadas ficará sujeito à análise e à razoabilidade do pedido.
|